PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Campos e Campos > PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Todo administrador de uma empresa familiar deve se questionar onde ele se vê e onde ele vê seus filhos daqui a 10 ou 20 anos, tendo como base a sua empresa no formato atual. Ele deve se questionar ainda sobre como ele gostaria de ter sua vida daqui a 10 ou 20 anos, bem como sua empresa, o que seria o ideal para ele. Aliado a isto ele deve questionar como os seus filhos se vêm em 10 ou 20 anos e o que eles desejam para suas vidas.

É muito comum confundir família com empresa, e acreditar que uma empresa sem a administração de um sucessor vindo da família não poderia subsistir, e, ainda, que o filho seria o administrador ideal para a empresa familiar.

Quando isto ocorre o chefe da família e administrador da empresa esquece de se perguntar qual é o legado que ele deixa em sua vida. Se ele passa a tratar sua empresa e suas realizações como legado, e sua família como família, além de evitar sofrimentos, ele passa a ter uma visão clara de perpetuação da empresa, mecanismos para tanto, aliada a felicidade e realização pessoal de seus familiares. Expectativas são alinhadas.

O planejamento sucessório tem como objetivo a criação de governança familiar, coorporativa, e jurídico-sucessória, para que a família e a empresa tenham estrutura e procedimentos aptos a mantê-las no tempo, evitando conflitos entre os sucessores, e preparando-os para a continuidade empresarial, ainda que com administradores profissionais, bem como dos investimentos financeiros, além da manutenção e incremento patrimonial.

Os pilares para o planejamento sucessório são: 1 – análise da estrutura da família, número de filhos, casamentos, regimes, entre outros, e criação de governança familiar; 2 – estudo dos investimentos e patrimônio da família, com otimização e criação de regras para os investimentos financeiros, bem como de uma estrutura patrimonial, focada em proteção e benefícios fiscais; 3 – avaliação da empresa, modelos, capital humano, propondo eventuais modificações, planejamento da sucessão do administrador, criação de conselho familiar, entre outros.

O planejamento sucessório é desenvolvido de forma multidisciplinar, com análise pormenorizada do cliente, sua família, patrimônio e empresa, buscando a melhor solução para evitar conflitos, preservar legados, e conceder à família proteção, sucesso e felicidade.